terça-feira, 26 de abril de 2011

Deputados e vereadores se unem por Parintins



Os deputados da Assembleia Legislativa se uniram aos vereadores da Câmara Municipal de Parintins, na manhã desta segunda-feira (25), visando encontrar uma solução para que o aeroporto de Parintins volte a funcionar durante o dia. O Aeroporto Júlio Belém foi fechado no dia 18 de setembro de 2010 por uma decisão judicial, decorrente do grande número de urubus que sobrevoam a área da lixeira e ameaçam a navegação das aeronaves.
A preocupação dos vereadores é com o Festival Folclórico de Parintins que vai acontecer um junho. Segundo eles, a empresa Tucunaré Turismo, responsável oficial pela venda dos pacotes, inclusive de turistas estrangeiros, já avisou que alguns grupos já foram cancelados porque não foi apresentado um plano de vôo para atender a festa dos bumbás.
A reunião ocorreu na Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Aleam, presidida pelo deputado Marcelo Ramos (PSB), e contou com a presença do deputado Tony Medeiros (PSL), dos representantes dos bois Garantido, Marco Aurélio Medeiros e Caprichoso, Sérgio Viana, além do diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Antônio Stroski, do representante da Seinf Roberto Honda, entre outros.
No fim da reunião ficou definido que vai ser formada uma comissão que irá tentar estabelecer um diálogo com o Ministério Público Federal e a Justiça Federal para encontrar uma solução viável.
O engenheiro Antônio Stroski, do Ipaam, explicou que medidas saneadoras já foram aplicadas no lixão de Parintins e que a situação já está sob controle. O deputado Marcelo Ramos declarou que espera que essa iniciativa seja suficiente para revogar a liminar que proibiu pousos e decolagens no aeroporto de Parintins durante o dia.
Pelo que foi relatado pelos vereadores parintinenses, Marcelo Ramos concluiu que o Festival de Parintins já está prejudicado pelo cancelamento de reservas e de vôos e pela redução na venda de ingressos. “Resta saber se no período do festival as aeronaves vão poder pousar durante o dia no Aeroporto Júlio Belém”, mencionou.      
Os vereadores de Parintins disseram que a economia do município está prejudicada como um todo desde que o aeroporto deixou de funcionar durante o dia.

Fonte: Diretoria de Comunicação
Texto: Margarida Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário