sábado, 25 de dezembro de 2010

Sindicato ameaça parar transporte aéreo no Brasil dia 23

A possível adesão do Amazonas à greve nacional será anunciada pelo presidente do Sindamazon, José Jorge Negreiros, em coletiva de imprensa no próximo dia 22 de dezembro.
[ i ] Paralisação dos aeroviários pode afetar o Estado. Foto: Eraldo Lopes
 Manaus - Uma batalha entre os empresários da aviação e os funcionários pode paralisar os aeroportos de todo Brasil, nesta quinta-feira (23). De acordo com o Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon), os funcionários que trabalham em terra, pilotos e comissários de bordo reivindicam 15% de reajuste salarial. Segundo eles, caso não haja acordo, a paralisação também atingirá o Amazonas.

A possível adesão do estado à greve nacional será anunciada pelo presidente do Sindamazon, José Jorge Negreiros, em coletiva de imprensa no próximo dia 22 de dezembro.

O representante também promete falar sobre agressões físicas e assédios sofridas por sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Além disso, Negreiros pretende revelar um suposto esquema ilegal promovido pelos taxistas que operam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus.

Aumento salarial
Enquanto os aeroviários pedem 15% de aumento salarial, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) propôs reajustar os vencimentos em apenas 6,08%. Segundo o sindicato, em 2010, as empresas de aviação lucraram 30% a mais que no ano anterior. "Essa diferença motivou o indicativo de greve", comenta Negreiros.

De acordo com a representação nacional dos aeroviários, o pedido de aumento foi apresentado às empresas há 75 dias. Funcionários e donos de empresas já reuniram em cinco rodadas de negociações, mas não houve acordo.
Ainda assim, a SNEA afirma em nota que "que as negociações ainda podem evoluir e qualquer paralisação que venha a prejudicar as operações, é prematura e inoportuna".

Siga do twitter do e

Nenhum comentário:

Postar um comentário